9/21/2010

Salmo 1 - Com que é Comparado Aquele que é Feliz no Reino de Deus?

Postado por Luís Filipe de Azevedo




Com que é comparado aquele que é feliz no Reino de Deus?

III. O HOMEM FELIZ SEGUNDO A PALAVRA É COMPARADO A UMA ÁRVORE PLANTADA POR DEUS NA TERRA – V.3

Aqui, o poeta compara agora o homem apaixonado pela Palavra de Deus a uma árvore cheia de vida. E as razões que fazem com que sejam comparados à uma árvore demonstram os marcas fundamentais de uma vida feliz que é resultado de uma vida segundo a Palavra. O que o Senhor nos dá quando amamos, meditamos e obedecemos a Sua Palavra?

1. Vitalidade, como a de uma árvore... Denota capacidade de viver, de se desenvolver; força vital, vigor; caráter animado; grande capacidade de ação, entusiasmo. Oposto daquilo que está morto, inerte, apagado, desprovido de cor, de brilho, pálido espiritualmente.

2. Estabilidade, por ser firmemente plantada pelo Senhor junto a canais de água... Denota firmeza, solidez, imobilidade; condição do que se mantém constante, invariável; estado de equilíbrio, de imperturbabilidade. Antônimo de instabilidade, que é falta de solidez, firmeza, constância, permanência duradoura de um determinado estado ou convicção; aquele que está balançando e coxeando entre dois pensamentos: vacilante, capenga.

3. Produtividade, por produzir seu fruto no tempo certo; Significa capacidade de produzir. Antônimo de estéril, que nada produz; que não dá frutos; árido, improdutivo; que não traz resultados positivos; inútil, ineficaz, pobre.

4. Jovialidade, o que ultrapassa o limite imposto pela natureza, pois não permite que sua folhagem murche... Mantém aquilo que é novo todos os dias, a originalidade da existência. O caráter de Deus na vida, que não envelhece e não sofre mutação. Não é uma árvore velha, que caducou, que envelheceu com o tempo, tornou-se antiquada e obsoleta. Feliz é pessoa que é atual sem se deixar mundanizar.

5. Prosperidade, pois tudo que ele faz é bem sucedido e próspero, porque Deus é quem faz prosperar. Dá certo tudo que faz porque faz segundo o conselho da Palavra de Deus.

Quanta gente sem vida você conhece? Quanta gente sem firmeza você conhece? Quanta gente estéril, que não produz fruto você conhece? Quanta gente murcha, sem energia, sem animação, sem cor e vazia você conhece? Quanta gente mal sucedida na vida você conhece? Tais pessoas estão precisando voltar ao ensino da Palavra de Deus e recuperar o perfil do homem verdadeiramente feliz segundo o salmo 1.

0 comentários :