9/21/2010

Salmo 1 - Quem é feliz no Reino de Deus?

Postado por Luís Filipe de Azevedo


Quem é feliz no Reino de Deus? A segunda resposta é:

II. FELIZ É O HOMEM QUE BUSCA SENTIDO PARA SUA VIDA NA PALAVRA DE DEUS – V.2

Porém, a descrição do perfil do homem verdadeiramente feliz que o salmo 1 faz não se baseia apenas em saber dizer não. A vida do homem feliz não se limita à postura de oposição e resistência diante das propostas do mundo. Observemos que no original hebraico os verbos estão no passado! Por detrás deste comportamento de negações encontra-se uma motivação positiva e prazerosa.

O homem feliz do salmo 1 é alguém capaz de sentir prazer em sua vida tanto de dia como de noite, diariamente. Mas que prazer é esse? Em que ele tinha tanto prazer? O homem feliz tinha seu prazer, sua satisfação no ensino da Lei do Senhor! Pela Torá ele era instruído, e se tornou um verdadeiro amante do projeto de Deus descrito em Sua Palavra. O que nos chama a atenção mais ainda é o ato de “murmurar” de dia e de noite a Lei. Murmurar aqui indica um falar para fora e, ao mesmo tempo, para dentro de si, a fim de acolher plenamente o ensinamento capaz de combater a solidão e os sentimentos de isolamento. Ele faz da Lei do Senhor a fonte de sua felicidade, em todo instante, ele pensa, medita, reflete e murmura a Palavra de Deus e fica imaginando como obedecer ao Senhor mais de perto. Em outras palavras, enquanto o mundo e os perversos murmuram maldade, ódio, mentiras, falsidades e violência, nós, murmuramos a verdade, a justiça, o amor de Deus e o ideal de uma vida mais feliz!

Sublinhado isto, voltemos nossos olhos para o versículo 3 onde percebemos que a linguagem abstrata do salmo dá lugar à linguagem metafórica. Há uma comparação extremamente significativa entre o homem feliz e uma árvore.

0 comentários :