9/21/2010

Salmo 1 - Quem é feliz no Reino de Deus?

Postado por Luís Filipe de Azevedo


Aqui está uma premissa que precisa ser estabelecida com respeito à felicidade: ninguém é feliz porque encontrou a fe­licidade; as pessoas são felizes porque encontraram significado para sua existência. A felicidade não é um objetivo a ser perseguido, mas a consequência de uma vida com sentido. A pergunta que constuma estar no ar é "como posso ser feliz?", mas a pergunta certa é "o que dá sentido à minha vida?", ou "como posso desenvolver uma vida com significado?".

O homem “bem-aventurado”, ou muito feliz, é aquele que frui a bem-aventurança que é a felicidade eterna e não passageira.

Quem é feliz no Reino de Deus? A primeira resposta é:


I. FELIZ É O HOMEM QUE DIZ NÃO ÀS SUGESTÕES DO MUNDO – V.1

O primeiro versículo do salmo 1 apresenta o homem feliz em oposição aos agentes promotores do mal: ímpios, pecadores e zombadores. O poeta mostra que feliz é o homem que se mostra resistente em todas as situações da vida: andando, parado de pé ou sentado, não cede às sugestões daqueles que optaram por viver uma vida de pecado. Essa postura do homem feliz é marcada por uma tríplice negação (não): não anda, não para, não senta!

1. Não anda segundo o conselho dos ímpios... não se conduz conforme as normas dos ímpios, isto é, não segue essas pessoas ou não se deixa levar pelas orientações ímpias.

Quem é feliz no Reino de Deus? Aquele que não anda de acordo com o conselho do mundo. Em outras palavras, não se conduz segundo as normas deste mundo, não vai buscar conselho com ímpios e injustos, não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus;

2. Não se detém no caminho dos pecadores... não pára na estrada dos maus.

Quem é feliz no Reino de Deus? Aquele que não imita a conduta dos pecadores, não fica à toa na companhia dos profanos, não segue o exemplo dos que não queres saber de Deus;

3. Não se assenta na roda dos escarnecedores... não senta-se com os zombadores de Deus.

Quem é feliz no Reino de Deus? Aquele que não participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus, zombando e escarnecendo do Seu Santo Nome e daquilo que se relaciona com o sagrado.

2 comentários :

Cleide disse...

A paz do Senhor!

Muito boa reflexão, porém ficou com gostinho de quero mais. Muito boa a colocação do não anda, não pára, não senta.
Parabéns, pastor.

Glória a Deus