5/28/2009

JESUS É A PORTA

Postado por Luís Filipe de Azevedo


Jesus disse:

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9)

No capítulo 10 do Evangelho de João aparece 5 vezes a palavra porta (vv. 1, 2, 3, 7, 9). E em duas delas Jesus se declara a porta (vv. 7, 9). Porta é abertura feita para proporcionar entrada e saída. Acesso principal a algum lugar. No sentido figurado, porta é o meio pelo qual se estabelece comunicação ou transição para o outro.

Os estudiosos encontram certa dificuldade de entender esta figura de linguagem haja vista estar inserida em um contexto que fala de outro assunto. Nos versículos que precedem e sucedem ao texto que lemos, Jesus diz ser o pastor que chama suas ovelhas e as guia para fora do cercado, para campos onde podem pastar em segurança; aqui ele diz ser a porta através da qual elas podem entrar e sair do curral. Como vimos, temos uma parábola extremamente curta, onde Jesus se compara a uma porta, dentro de outra mais longa em que ele diz ser um pastor. O Fato é que muitos chegam à conclusão que o “Eu sou a porta” não é muito diferente do “Eu sou o caminho” de João 14.6; é natural chamarmos Jesus de porta ou caminho para a salvação. Ambos estão intimamente ligados na linguagem do Evangelho de Mateus quando ele registra as palavras de Jesus sobre a Porta Estreita e a Porta Larga.

Em Mateus 7.13-14 está escrito:

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.”

Jesus, o grande Eu SOU, é a porta de entrada para a verdadeira igreja, e o caminho de acesso para o próprio Deus. Ele dá ao homem que vai a Deus por meio Dele quatro privilégios especiais:

1. O Privilégio da Salvação - Será salvo.

O homicida fugitivo passou pelos portões da cidade de refúgio e foi salvo.

Noé entrou pela porta da arca e ficou em segurança.

Aqueles que reconhecem e aceitam Jesus como a porta da fé para suas almas não ficam perdidos.

O acesso à paz por meio de Jesus é a garantia de entrada nos céus.

Jesus é a única porta, uma porta aberta, uma porta estreita, porém acessível, uma porta segura; e bem-aventurado é aquele que coloca toda a sua esperança de entrar na glória atreves do Redentor crucificado.

2. O Privilégio de Entrar - Entrará.

Ele terá o privilégio de entrar para a família divina, compartilhando do pão dos filhos de Deus e participando de todas as suas honras e prazeres.

Ele entrará nos aposentos da comunhão, nos banquetes do amor, nos tesouros da aliança, nos depósitos das promessas.

Entrará na presença do Rei dos reis no poder do Espírito Santo e os segredos do Senhor estarão com ele.

3. O Privilégio de Sair - Sairá.

Esta é uma benção muito esquecida. Somos enviados ao mundo para labutar e sofrer, mas que bênção é ir, em nome e no poder de Jesus! Somos chamados a dar testemunho da verdade, a animar os abatidos, a admoestar os descuidados, a ganhar almas e a glorificar a Deus; e, como o Anjo disse a Gideão: "Vai nessa tua força" (Jz. 6.14), da mesma forma o Senhor nos faria prosperar como Seus mensageiros, em Seu nome e em Sua força.

4. O Privilégio de Achar Pastagem - Achará pastagem.

Aquele que conhece a Jesus jamais terá falta.

Entrar e sair será igualmente útil para ele: na companhia de Deus ele crescerá, e regando os outros ele será regado.

Fazendo de Jesus seu tudo, ele encontrará tudo em Jesus. Sua alma será como um jardim regado e como um poço cujas águas jamais secarão.

7 comentários :

Anônimo disse...

aprender é algo infinito prosseguir em conhecer a palavra de Deus é ser sábio para temer ao Senhor,obrigada por este estudo, que Jesus continue te abençoando e.

Anônimo disse...

O estudo e muito bom quem medera ser todos mundo entrase pela esta porta. Mas mao e assim.mas de uma coisa eu tenho certesa que aquele que entra pela esta porta tem vida e vida com abundansa

parabéns um maravilhoso sermão, muito inspirativo e prazeroso de estudar

Queremos agradecer a Deus por conceder ao nosso irmão tamanha bênção que é um estudo tão edificante. Que Deus continue abençoando em no nome de Jesus.

Unknown disse...

Deus e jesus cristo é a salvacao

Aminadabe silva disse...

Bom comentário, gostei! Tem embasamento para nos levar a reflexão.
Parabéns, Deus abençoe.

Glórias a Deus que eu encontrei essa porta pra minha vida. E que eu possa, através do Espírito Santo levar outras pessoas a entrar por ela.