3/15/2009

DEUS, O MEU ESCONDERIJO

Postado por Luís Filipe de Azevedo

Texto Bíblico: Salmo 91.1, 2, 9 e 10

Este salmo não tem título certo, e não possuímos meios de saber ao certo o nome do escritor, nem a data de sua composição. Os doutores judaicos consideram que, quando o nome do autor não é mencionado, podemos atribuir o salmo ao último escritor nomeado; e, se for assim, este é outro salmo de Moisés, o homem de Deus. Muitas expressões aqui são similares àquelas de Moisés em Deuteronômio, e a evidência interna, pelas expressões idiomáticas, apontariam-no como o compositor.

Em toda a coletânea não há nenhum salmo mais alegre, seu tom é elevado e sustentado do começo ao fim, a fé é clara e seu texto é nobre.

Aquele que pode viver no espírito do salmo 91 será alguém destemido.

Aquele que tem como residência o lugar onde o Deus Altíssimo esconde seus segredos, obtém tranqüilidade em meio às preocupações.

Enquanto lia o essa famoso salmo, "perguntei" ao texto: Onde fica o esconderijo do Altíssimo? Será que existe algum lugar em que Deus esconde seus segredos capazes de trazer tranqüilidade às pessoas?

Permita-me compartilhar algumas reflexões sobre esse tema. Descobri que o esconderijo de Deus é um lugar onde podemos habitar, é uma morada, um lugar onde se pode recolher e descansar, um abrigo, um amparo, uma proteção para pernoitar.

A pessoa que está em comunhão íntima e pessoal com Deus, desfruta do privilégio de habitar nesse esconderijo. O Altíssimo deseja ardentemente que adentremos esse lugar de moradia secreta, e façamos dele nossa habitação.

O "lugar secreto" é um lugar de comunhão, de revelação de preciosos segredos, de aceitação. Ali o hóspede de Deus está protegido pela sombra protetora do Onipotente Deus, que dá segurança, paz, revigoramento e consolo eternos.

Está claro no texto que aquele que habita... descansa. Este versículo declara o tema do salmo inteiro. Aqueles que se achegam a Deus podem ter paz com ele, por mais difíceis que sejam as circunstâncias.

Este Salmo é endereçado àqueles que põem sua fé no Senhor, que vivem em comunhão plena com Deus (“habitam”) e confiam nEle para orientação e consolo.

O esconderijo é o lugar íntimo da oração, da comunhão do indivíduo com Deus. O esconderijo é o refúgio para a alma divinamente orientada. Há uma declaração de fé humana feita no primeiro verso deste salmo. Deus sempre protegerá e dará descanso àqueles que escondem em seu esconderijo.

A imagem do verso 1, o esconderijo e a sombra, é geralmente usada em outros lugares referentes ao cuidado afetuoso e atencioso de Deus pelos seus filhos. Deus tem um alojamento para nossa alma, o lugar onde devemos nos esconder e nos proteger, o único lugar onde nosso coração estará seguro.

Há uma revelação e uma promessa nos versos 9 e 10 que precisamos atentar. O texto diz: “Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do SENHOR o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda”.

Que revelação e que promessa encontramos neste texto sagrado? Vejamos primeiro a revelação e depois a promessa:

1. Deus é ou deseja ser nossa o lugar de nossa habitação espiritual - Nosso Esconderijo!!

Se o grande Deus for sua morada, mal nenhum te apanhará de surpresa e teu lar não será atingido por nenhuma desgraça! Se o Altíssimo é seu abrigo e refúgio secreto (morada, habitação) sua casa está segura, sua família não será assolada.

Deus quer que habitemos nEle. Numa linguagem figurada, Deus deseja ser seu teto, parede e alicerce. Moisés sabia disso quando disse: "Senhor", orou ele, "tu tens sido a nossa habitação desde o princípio" (Sl 90.1). Que pensamento poderoso! Deus como sua habitação! Não existe melhor proteção que essa!

Ele não tem interesse em ser um refúgio para o fim de semana, um cabana para um domingo, ou uma barraca de camping para o verão. Não cogite usar Deus como um quarto de hotel para umas férias, ou um chalé para um retiro ocasional. Ele quer você morando todo dia sob o seu teto. Agora e sempre! Ele quer ser seu endereço, seu ponto de referência; quer ser o seu lar. Ouça a promessa de seu Filho: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14.23).

Para muitos, esta é uma idéia nova. Pensamos em Deus como uma deidade a ser estudada teológicamente, não como um lugar para morar. Pensamos em Deus como aquele que opera milagres, não um esconderijo para viver. Pensamos em Deus como um Criador a quem apelar, não uma casa onde residir. Mas nosso Pai quer ser muito mais. Nas palavras do apóstolo Paulo, Ele quer ser aquele em quem "vivemos, nos movemos e existimos" como diz Atos 17.28a.

2. Deus é o preservador de nossa habitação terrena

Deus não abençoa coisas, mas pessoas. Coisas são consagradas e santificadas para o seu serviço e glória do Mestre, mas não desfrutam de suas benção, de Sua proteção, do Seu descanso. O inanimado não pode receber livramento de pragas. Quando o salmista diz que “praga alguma chegará à sua tenda...” ele está falando da família, e não da casa propriamente dita. O que ocorre aqui é uma figura de alteração semântica que chamamos de metonímia, isto é, a substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles associação de significado. Tenda, morada, casa, se referem à família do cristão que tem Deus como seu lugar de habitação.

Entregue sua vida completamente aos cuidados do Senhor, habite nEle como seu seguro esconderijo e Ele, certamente, cuidará muito você e de sua família!

Um abraço.

0 comentários :