8/21/2007

Somos íntegros porque andamos com Deus ou andamos com Deus porque somos íntegros?

Postado por Luís Filipe de Azevedo





Li recentemente uma afirmação que precisa ser analisada com calma e pelo escrutínio da razão e de lógica. A afirmação foi que “Noé era íntegro porque andava com Deus, e andava com Deus porque era íntegro”. Então eu pensei e pesei tal afirmação na balança bíblica e raciocinei logicamente sobre ela para ver se era legítima.

São duas afirmações completamente distintas; analise comigo. A primeira é: “Noé era íntegro porque andava com Deus”. A outra por sua vez diz: “Noé andava com Deus por que era íntegro”. Percebe-se uma enorme distinção aqui, o que chega as raias da contradição entre si. Na verdade são antagônicas se formos julgá-las biblicamente.

Na primeira afirmação, “Noé era íntegro porque andava com Deus”, a integridade depende do andar com Deus, isto é, a integridade como resultado da companhia do Deus Justo. Logo, podemos atribuir a Ele todo o mérito de nossa vida íntegra.

Já a segunda afirmação, “Noé andava com Deus porque era íntegro”, deixa subentendido que foi a integridade de Noé uma espécie de passe livre para a caminhada com Deus. Logo, o ser íntegro de Noé vem antes do andar com Deus, não dependendo da ação do Senhor e nem do resultado de Sua justa e santa companhia. A integridade é atribuída a Noé, independentemente de Deus, como prêmio de seus méritos.

A diferença é que na primeira, a integridade de Noé vem de Deus por imputação, e na segunda, a integridade é virtude humana de Noé. Bem, eu acredito, segundo a Bíblia Sagrada, que todo homem depois de Adão, está totalmente depravado e incapaz de exercer qualquer tipo de bondade e justiça que agrade a Deus. Em Filipenses 2.13 está escrito: “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. Em outras palavras, nós dependemos única e exclusivamente de Deus para termos uma vida íntegra diante Dele e não dos nossos esforços.

Antes de exigirmos dos outros e até de nós mesmos o versículo de texto áureo desta lição, Filipenses 2.15 que diz: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo", temos que aceitar a verdade do versículo 13, é Deus que opera em nós tudo isso!

"Um santo não é alguém bom, mas alguém que experimenta a bondade de Deus"
Thomas Merton

Se alguém não se convenceu dessa verdade ainda, precisa ler o que hebreus 11.7 diz: “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”.

Noé teve fé em Deus porque ele foi avisado pelo Próprio Deus de que viria o dilúvio sobre a terra. Por essa razão temeu e preparou a arca para a salvação segundo a palavra de Deus. Feito tudo isso, herdou a justiça segundo a fé que foi plantada por Deus em seu coração pelo aviso.

Deus abençoe,

Luís Filipe

0 comentários :