8/10/2007

A ovelha, o Pastor e a ansiedade - Salmo 23.1

Postado por Luís Filipe de Azevedo

Este salmo talvez seja o mais bem conhecido exemplo de um salmo de confiança em Deus. Trata-se de uma unidade literária com duas grandes metáforas dominantes que expressam os cuidados e a bondade de Deus: o pastor e a mesa do banquete.

A imagem de Deus como um pastor é inesgotavelmente rica e profunda. O pastor permanece com seu rebanho (Is 40.11; 63.9-12); suas ovelhas dependem totalmente dele quanto ao alimento, à água e à proteção de animais ferozes.

No Novo Testamento, Jesus se revela como o pastor de seu povo (Jo 10.11,14), cumprindo a profecia de que Deus viria para pastorear o seu povo (Ez 34.7-16,23).

A segurança junto a Deus se expressa com a imagem da ovelha cuidada pelo pastor. Junto a Deus, a pessoa adquire forças para enfrentar as situações mais adversas

“O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ”

Eu encontro três grandes declarações neste salmo.

Primeira, a declaração acerca do caráter de Deus: Ele é pastor.

Como pastor Deus cuida do rebanho, e com seu braço o reúne; leva os cordeirinhos no colo e guia mansamente as ovelhas que amamentam (Isaías 40.11).

O pastor ensina, dirige e conduz o rebanho;
O pastor cuida, guarda e protege o rebanho;
O pastor limpa o rebanho;
O pastor conta e conhece suas ovelhas (Jo 10.14);
O pastor salva a ovelha da boca dos leões e dos lobos;
O pastor se preocupa com suas ovelhas;

Em João 10.11, Jesus diz que é o Bom Pastor e o Bom Pastor dá a vida pela suas ovelhas. Em Hebreus 13.20 diz que Jesus é o Supremo Pastor das ovelhas (p.p 1Pe 5.4).


Segunda, a declaração do salmista acerca de si mesmo: Eu sou ovelha.

O que o salmista quiz dizer com isso? A ovelha é totalmente dependente do seu pastor. Em João 15.5c diz: pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Do mesmo modo, as ovelhas conhecem a voz de o barulho que seu pastor produz.

Ovelhas sem pastor se espalham e dispersam;
Ovelhas sem pastor estão completamente perdidas;
Ovelhas não têm senso de direção, não sabem ler mapas;
As ovelhas não são auto-suficientes;
A ovelha não pode perder a memória da voz do seu pastor;


Terceira, a declaração de ausência de ansiedade e suficiência no Pastor: Nada me faltará, porque o Senhor é o meu pastor.

A ansiedade põe em questionamento o caráter de Deus. Uma ovelha ansiosa, pensa da seguinte maneira: será que Deus é o que a Bíblia diz que ele é: Pastor?

A segurança junto a Deus se expressa com a imagem da ovelha cuidada pelo pastor. Junto a Deus, a pessoa adquire forças para enfrentar as situações mais adversas da vida.

SERÁ QUE O SENHOR TEM SIDO SEU PASTOR? SERÁ QUE VOCÊ TEM SIDO OVELHA? VOCÊ TEM VIVIDO UMA VIDA DE ANSIEDADE? COMO VAI SUA CONFIANÇA EM DEUS ABALADA?

Faça sua as palavra de Davi: “O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ”!

Um abraço,

Luís Filipe

0 comentários :