6/20/2007

Ouça a Deus, o Outro e o Mundo

Postado por Luís Filipe de Azevedo

Ouvir nunca é demais! É o que está escrito na epístola de Tiago (1.19-20). O ouvido é um órgão espetacular do corpo humano, sendo responsável pela audição, um dos cinco sentidos do homem.

Não obstante, há pessoas que nascem deficientes nessa área do corpo, o que é chamado de surdez involuntária. Porém, lamentavelmente, existem também aqueles que sofrem de surdez deliberada, voluntária, que é um tipo de surdez insensata e pecaminosa.

Tiago nos exorta a que sejamos “rápidos”, “prontos”, para ouvir e “tardios”, “demorados”, para falar (1.19), mas isso não é tão fácil assim. Porque nós somos muito mais dados a falar que ouvir alguém falando. Precisamos aprender ouvir, devemos ser mais ouvintes. Mas, a quem devemos ouvir?

Em primeiro lugar, precisamos ouvir a Deus. O nosso Deus é um Deus que fala. Falou no passado (época do Antigo Testamento e Novo Testamento), e continua falando hoje. Mas como na época de Jeremias, hoje os homens se recusam ouvir a voz do Senhor (Jr 13.10).

Hoje, Deus fala através das Escrituras, que podem ser tanto lidas como ouvidas. Ao mundo moderno, Deus fala aquilo que já falou uma vez no passado, e quem lê a Bíblia, lê a Palavra de Deus e quem ouve a Bíblia, ouve a Palavra de Deus. Devemos, portanto, seguir o exemplo de Maria de Betânia, que “quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” (Lc 10.39).

Em segundo lugar, precisamos ouvir o outro. A comunhão é dependente da comunicação, do diálogo. O diálogo é importantíssimo e só acrescenta a nossos relacionamentos, fazendo com que amadureçam e progridam.

Esse diálogo primeiro se desenvolve no lar, depois no trabalho, e ainda na comunidade e principalmente na igreja. Nossos pais precisam ser ouvidos, nossos patrões e amigos de trabalho também, bem como nossos vizinhos, governantes e autoridades e, também, nossos líderes espirituais e irmãos da igreja.

Em terceiro lugar, precisamos ouvir o mundo. Ouvir seus clamores, seus sofrimentos e suas dores, suas frustrações. Temos que perscrutar os problemas do mundo, ouvir aqueles que sofrem sem ao menos ter ouvido falar de Jesus. Mas será que, não é melhor falarmos de Jesus e com certeza solucionaremos esse sofrimento? Não. É preciso ouvir antes de falar, pois ouvindo sondamos o problema e, então, depois tentamos resolve-lo.

Depois, temos que ouvir também os pobres, necessitados e oprimidos. A justiça social é responsabilidade da igreja. O poeta disse em Provérbios vinte um, treze: “O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido”.
Um abraço,
Luís Filipe

1 comentários :

Saludos mi amigo. Que Dios le Bendiga. Le felicito pelo Blog, está excelente. Aprovecho para divulgar o Blog do nosso trabalho aqui no Chile. Afinal, já fazem mais de 04 anos que estamos aqui. Visite, divulge y comente: www.meaddiosesfiel.blogspot.com / www.meaddiosesfiel.blogia.com