6/19/2007

Bíblia, Palavra de Deus Para Nós

Postado por Luís Filipe de Azevedo


Quando abrimos a Bíblia, abrimos um dos livros mais lidos de toda história da humanidade. Milhões e milhões de pessoas procuram aqui dentro um sentido para a sua vida e o encontram. Se não o encontrassem, a Bíblia não teria chegado até nós, haja vista ser um livro tão antigo, e não teríamos nenhum interesse por essas escrituras.

Em todas as épocas, sobretudo em épocas de crise, nos voltamos para a Bíblia e nos alimentamos dela. Isso, porque acreditamos que a Bíblia tem a ver com Deus. A fé nos diz que ela é a Palavra de Deus para nós. E assim como o homem sente fome de pão e sede de água para alimentar seu corpo físico, ele também sente fome e sede de ouvir a Palavra de Deus. “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4.4).

Uma palavra tem a força e o valor daquele que a pronuncia. Uma palavra nossa, palavra humana, pode errar e enganar, pois o homem é fraco e não oferece uma segurança total de tais palavras. Mas a palavra de Deus não erra nem muito menos engana. Como prego seguro e firme, ele sustenta a vida de quem nela se agarra e por ele se orienta. Pois, “toda escritura inspirada por Deus é útil para instruir e refutar, para corrigir e formar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda espécie de boas obras” (1Tm 3.16).

A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela é o resultado final de uma longa caminhada de Deus com os homens e dos homens com Deus. Um Deus que quer o bem dos homens. Os homens que querem conhecer e praticar a vontade de Deus. Ou seja, a Bíblia é fruto de um trabalho conjunto que durou muito tempo de um povo que procurava descobrir, praticar, escrever e transmitir a Palavra de Deus presente na vida.

A Bíblia não é um código de doutrinas, nem um manual de regras estabelecidas como regulamento religioso que deve ser obedecido sem raciocínio, ou muito menos um livro de dogmática teológica denominacional. Não! A Bíblia registra a história de um Deus que interage com a cultura humana. Dentro da Bíblia tem doutrina, história, provérbios, profecias, cânticos, salmos, lamentações, cartas, sermões, meditações, orações, filosofia, romances, cantos de amor, biografias, genealogias, poesias, parábolas, ilustrações, tratados, contratos, leis para organizar o povo, leis para o bom funcionamento do culto; coisas alegres e coisas tristes, coisas do passado, coisas do presente, coisas do futuro.

Eu era ainda muito pequeno quando ganhei um exemplar do Novo Testamento dos Gideões Internacionais, me lembro sempre da definição quem ali está sobre a Bíblia. Diz que ela é “o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o guia do cristão”. Aprendia ali também que devemos ler a Bíblia para sermos sábios, crer na Bíblia para estar seguros e praticar a Bíblia para sermos santos.

Que Deus nos ajude!

0 comentários :