4/18/2012

QUEM SÃO OS 144 MIL SELADOS?

Postado por Luís Filipe de Azevedo



QUEM SÃO OS 144 MIL SELADOS?
Uma análise dos dois textos apocalípstico que falam deste tema[1]


APOCALIPSE 7:1-17

O capítulo 7 vem depois do capítulo 6 na ordem das visões de João, mas não parece ser a seqüência da ordem dos eventos. Lá os quatro cavalos, aqui os quatro ventos. Lá os cavalos trazem o juízo, aqui os ventos do juízo estão prontos para começar a sua missão destrutiva. O fato de serem 4 anjos, nos 4 cantos da terra, a segurar os 4 ventos da terra, indica que o juízo que vai desabar é universal. Ninguém escapa. O controle divino sobre os cavaleiros, os ventos, asseguram que a igreja será selada e ficará segura antes que os cavaleiros avancem. A destruição desabará sobre o mundo, mas a igreja foi feita indestrutível.

Há três elementos nesta visão do capítulo 7: 1) Uma advertência - Tempos difíceis estão pela frente. Será o tempo da grande tribulação; 2) Uma segurança - Os selados, jamais serão condenados com o mundo. Passarão pelas provas vitoriosamente; 3) Uma recompensa - Os que lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro desfrutarão da bem-aventurança eterna.

Os versos 4-8 deste capítulo demonstram o ponto de vista do céu (de Deus) sobre os selados têm um número exato.

O número é visto e também ouvido. O número dos selados é declarado por revelação expressa. Deus conhece os que lhe pertencem (2 Tm 2:19). Esse grupo é contável para Deus. Esse número 144.000 é metafórico. Ele é mais um símbolo do que uma estatística. Ele representa a cifra completa e perfeita dos crentes em Cristo. As doze tribos de Israel não o Israel literal, mas o Israel verdadeiro, espiritual, a igreja. Toda a igreja de Cristo é selada, está segura (Jo 10:28,29; 17:12).

A interpretação das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová, entendem que a igreja que vai morar no céu limita-se apenas a este número. Todas as demais criaturas que receberão a vida eterna terão parte na igreja, mas viverão nesta terra, sob o domínio de Cristo Jesus e sua igreja nos céus.

A interpretação Dispensacionalista

Esses são israelitas que estarão vivendo no tempo da angústia de Jacó (Jr 30:5-7). Embora as tribos tenham cessado, Deus as conhece (Is 11:11-16) e preservará um remanecente até restaurar o reino a Israel (At 1:6). Esse será o tempo da plenitude dos gentios (Lc 21:24), com a plenitude do número dos gentios completo (At 15:14, Rm 11:25), Entendem que esses 144.000 referem-se aos judeus que se converterão depois do arrebatamento e antes do milênio e que viverão na Palestina do período da grande tribulação e serão poupados dos juízos que virão sobre o anticristo.

Esses judeus aguardarão Jesus Cristo, o seu rei em sua segunda vinda quando destruirá o anticristo e implantará o seu reino milenar.

A interpretação Pré-milenista histórica e Amilenista
a) Esse número é simbólico

Primeiro o número 3, que significa a Trindade, é multiplicado por 4, que indica a inteira criação, porque os selados virão do Norte e do Sul, do Leste e do Oeste. 3 mulplicado por 4 são 12. Portanto, esse número indica: a Trindade (3) operando no universo (4). Assim, temos a antiga dispensação (3x4) 12 patriarcas e a nova dispensação 12 apóstolos. Para ter uma idéia da igreja da antiga e da nova dispensação, temos que multiplicar esse número 12 por 12. Isso nos dá 144. A Nova Jerusalém (a igreja) tem 12 portas, com o nome das 12 tribos e os 12 fundamentos com o nome dos 12 apóstolos (Ap 21:9-14). Lemos também que a altura do muro é de 144 côvados (Ap 21:17).

Com o objetivo de acentuar o fato de que 144.000 significa não uma pequena parte da igreja, senão a igreja militante inteira, este número é multiplicado por 1.000. Mil é 10 X 10 x 10 que indica um cubo perfeito, inteireza reduplicada. De acordo com Apocalipse 21:16 Os 144.000 selados das doze tribos do Israel literal simbolizam o Israel espiritual, a igreja de Deus na terra.

b) Esse número não pode aplicar-se às tribos de Israel

• As 10 tribos de Israel já haviam desaparecido no cativeiro Assírio e as 2 tribos do Sul (Benjamim e Judá) haviam perdido sua existencial nacional quando Jerusalém caiu no ano 70 d.C.
• Se o símbolo significa Israel segundo a carne, por que foram omitidas as tribos de Efraim e Dã e colocadas em seu lugar Levi e José?
• A ordem das tribos foi trocada e não temos nenhuma lista das tribos semelhante a esta em toda a Bíblia.
• Segundo Apocalipse 14:3-4 os 144.000 foram comprados por Deus de entre os da terra e não da nação judaica somente.
• Assim João queria dizer que as doze tribos de Israel não são o Israel literal, mas o Israel verdadeiro, espiritual, a igreja.

c) A igreja é o Israel de Deus

1) No NT considera a igreja o verdadeiro Israel espiritual (Gl 6:16; Rm 9:6-8).
2) Quem é de Cristo é descendente de Abraão (Gl 3:29).
3) Abraão é o pai de todos os que crêem, circuncidados ou não (Rm4:11).
4) O verdadeiro judeu não é descendente físico de Abraão, mas o descendente espiritual (Rm 2:28-29).
5) Nós que adoramos a Deus no Espírito e nos gloriamos em Cristo Jesus é que somos a verdadeira circuncisão (Fp 3:3).
6) Em Esmirna havia judeus físicos que eram sinagoga de Satanás (Ap 2:9). Eram judeus de fato, mas não o Israel espiritual.
7) A igreja é a nova Jerusalém (Ap 21:12,14). É o povo de Deus (Ap 18:4; 21:3).
8) Concluímos que a igreja é o verdadeiro Israel espiritual.
9) Esta interpretação é que melhor faz jus ao sentido do texto e mostra o relacionamento que há entre as duas multidões. Elas são constituídas das mesmas pessoas, aquelas que foram seladas e guardadas por Deus.

II. DO PONTO DE VISTA DA TERRA (DOS HOMENS) OS SELADOS SÃO UMA MULTIDÃO INUMERÁVEL - v. 9-12

De repente muda-se o cenário. O leitor é novamente transportado da terra para o céu. Agora João vê a igreja redimida no céu. No lugar de uma tensão cheia de desgraça em vista do perigo iminente ocorre o cântico da vitória.

O céu não será apenas mudança de lugar, mas mudança de nós mesmos.

No céu conservaremos a nossa individualidade. "Quem são?". São pessoas, indivíduos que vêm de lugares diferentes, mas que não perdem sua individualidade.

As distinções que nos separam na terra, não nos separarão no céu. Lá não teremos ricos e pobres, nobres e servos, mas aqueles que foram lavados no sangue do Cordeiro.

Quais são as características dessa igreja glorificada?

1. É uma igreja inumerável - v. 9

Isso é o cumprimento da promessa feita a Abraão: "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade" (Gn 15:5). Conforme Hebreus 11:12 ela é para ele incontável. Essa multidão também é incontável para João (Ap 7:9). A multidão contável por Deus é incontável para João.

2. É uma igreja universal - v. 9

Incluem os eleitos, os selados judeus e gentios, procedentes de todas as culturas, línguas, povos e nações, de todos os lugares e de todos os tempos. Em Abraão haveriam de ser "abençoadas todas as nações, todas as famílias da terra" (Gn 12:3; 22:18). João vê na igreja a humanidade abençoada em Abraão.

3. É uma igreja honrada - v. 9

Estar de pé diante do Trono significa ter companheirismo com o Cordeiro, servi-lo e participar em sua honra.

4. É uma igreja pura - v. 9

As vestes brancas apontam para a absoluta pureza da igreja. A igreja não foi purificada pelo sofrimento, mas pelo sangue. O sangue do Cordeiro exclui a glória humana. A igreja que fora liberta da condenação do pecado, na justificação; do poder do pecado, na santificação; agora está livre da presença do pecado, na glorificação. Nada contaminado pode entrar no céu (Ap 21:27).
Roupas brancas ainda indicam alegria e felicidade, além de santidade.

5. É uma igreja vencedora - v. 9

Este é um símbolo de vitória. A igreja selada por Deus, protegida por ele, venceu e chegou ao lar, à sua Pátria, ao céu. A igreja é vitoriosa a partir da roupa, das palmas e dos gritos.

6. É uma igreja que tributa a Deus a sua salvação - v. 10

Depois do símbolo da vitória, segue-se o grito de vitória. A salvação não é mérito, nem fruto das obras, nem do que a igreja faz. A salvação é de Deus, vem Deus e só ele merece a glória.

7. É uma igreja que une às vozes angelicais para exaltar a Deus - v. 11-12

Os anjos e os querubins se unem à igreja glorificada, prostram-se e adoram a Deus. rendendo-lhe uma sétupla atribuição de louvor.




APOCALIPSE 14:1-20

Cada seção cobre todo o período que vai da primeira à segunda vinda de Cristo. Assim, vemos repetidamente a cena da segunda vinda de Cristo e do juízo final.

Neste capítulo, veremos mais uma vez a cena dos remidos na glória e a condenação dos ímpios no juízo final.

Há aqui várias cenas que descobrem o tempo do fim:

I. A IGREJA ESTÁ COM CRISTO NO CÉU - V. 1-5

1. A igreja selada está de pé com o Cordeiro no Monte Sião - v. 1

Os 144.000 são o mesmo grupo que foi selado em (7:9-17). Eles representam a totalidade dos redimidos. Eles são os remidos, e sabem a canção dos remidos. Eles fazem o contraste com os adoradores da besta que foram marcados para a condenação. Os remidos recebem também uma marca, o nome de Deus e do Cordeiro. Aquela marca de (7:3) continua válida. Agora, eles recebem a marca do Pai e do Filho.

Embora esses 144.000 são os mesmos do capítulo 7, há mais detalhes sobre eles aqui: 1) João não está apenas ouvindo os selados, mas também pode vê-los; 2) Agora é uma definição de lugar "Monte Sião"; 3) Agora, revela-se a marca deixada pelo selo. As duas igrejas agora estão nitidamente contrapostas; 4) Agora os selados estão ligados não apenas a Deus, mas também ao Cordeiro.

O Monte Sião aqui não é na terra, mas no céu. Trata-se da Cidade Santa, a Nova Jerusalém, a Sião Celeste (Hb 12:22).

Os 144.000 foram remidos da terra (v. 3), foram selados por Deus (v. 1), para glorificarem a Deus no céu (v. 2-3).



[1] Fonte de pesquisa: LOPES, Hernandes Dias. Apocalipse – Comentários Expositivos. São Paulo: Hagnos.

12 comentários :

Paz do Senhor pastor!

Gostaria da sua presença no http://www.arminianismo.com/

Para conhecer melhor o arminianismo clássico, ou como Olson o chama, arminianismo reformado.

Espero ter ver lá.

Eu passo por lá, pode deixar!

Abração,

Pr. Filipe.

E o que Jesus queria dizer em João 3:13 ?

E o que Jesus queria dizer em João 3:13 ?

O comentário a respeito dos 144 mil, é desta maneira que também entendo, pois Deus não têm filhos prediletos Ele nos trata todos igualmente sem nenhuma distinção.
O céu que Ele foi preparar é sem dúvida pra todos assim eu creio.
O que as testemunhas de Jeová ensinam como um número literal , nós entendemos como sendo apenas simbólico, é como o irmão disse, se trata da totalidade do povo de Deus e nada mais.

Sempre gosto de ler os comentários e opiniões sobre a bíblia, todos eles eu respeito, Tenho um vídeo com minha opinião comentando sobre os 144.000, faço esse convite a todos que quiserem conhecer meu pensamento no YouTube, na 3ª parte do vídeo em
“Os SEGREDOS da VIDA 3 Parte”.
Por Sergio Tadeu de Castro.

Unknown disse...

Parabéns pela sua explanação. Clara e concisa.

Anônimo disse...

Olha, pessoalmente ando pesquisando sobre isso e entendo o seguinte: Os 144 mil serão os retirados vivos (arrebatados) antes da ira de Deus sobre os homens e são 144 mil mesmo. Esse negócio de multiplicar e tal é pra tranquilizar mas não tem sentido. Eles passarão vitoriosos por perseguições de Satanás e provações na terra, não precisam morrer pelo testemunho pois já provaram auto grau de fidelidade e por isso serão protegidos durante a tribulação pra entrarem no milênio vivos com corpos glorificados. Sobre os 144 serem judeus, em 2000 anos tem descendente em todo canto pois muitos Israelitas dessas tribos desde a época de Cristo até hoje se converteram e também daí pra frente é impossível manter o controle sobre tatatataranetos e etc, só Deus pra saber.E além disso não necessariamente são judeus pois o Israel de Deus não é o da carne e sim do Espírito, os filhos da promessa. Cito até Mateus 22 que fala que se não fosse os escolhidos, toda carne pereceria no apocalipse. Já os outros de branco são os Cristãos que foram fiéis até a morte mas morreram efetivamente. Bem aventurados os que morrerem no Senhor! Essas duas classes que serão provadas duramente durante o fim dos dias reinarão entrarão na era milenar com Cristo, tanto que se levantarão os que foram decapados e não adoraram a besta, é só ler lá. "Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição." Apocalipse 20:5
O milênio é pro grau mais alto de fiéis a Cristo. O outros crentes que morreram em Cristo obedecendo e se mantendo firmes de maneira normal (sem provação extrema) levantarão apenas depois dos mil anos. Sobre Deus fazer distinção como li em um comentário, tanto há distinção entre filhos que existe galardão e muitas moradas na casa de Deus. Existem menores e maiores no reino do céu. Existe sim diferenças pois somos diferentes mas não devemos nos preocupar com isso pois Deus julga com onisciência e com certeza todos ficaremos enormemente felizes e satisfeitos com o que nos espera... Mais até dq se nós mesmo escolhêssemos. É como trabalhar em uma empresa com um patrão perfeito que dará para cada servo a tarefa perfeita com o salário perfeito na casa perfeita com os vizinhos perfeitos para AQUELA pessoa. Cada espírito é um espírito. :-) Deus é perfeito e tudo que vem dele também é! Quem quiser bater papo sobre isso meu email é ellarjoliver@gmail.com. Adoro falar sobre apocalipse com quem tem educação e quer trocar "entendimentos".

Unknown disse...

e quanto ao Cap. 14:3-4 a parte que diz que os 144 mim sao virgens, nao se contaminaram com mulheres?
e sobre Deus ter ou nao filhos prediletos, que tal ler Deuteronômio 32:6-10 ?
um abraço!
Jonatha Tiger

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quanto a teoria do numero ser metafórico e nao exato, e de se tratar de toda a terra, que tal ler Ap. Cap 14:3-4
onde diz que os 144 mil aprenderão um cantico que so eles podem cantar e que eles sao virgens e nao se contaminaram com mulheres ???????
bom eu nao sou virgem... rs

ppfbb disse...

A força do homem está na juventude temporária, EGO (Edging God Out), mas a de Deus está na perenidade. E a famosa besta, nada mais, nada menos, é o átomo de carbono 'vivo/biológico' que possui 666 prótons (6), nêutrons (6) e elétrons(6)... Por favor, acessem www.144cubits.com;!)...