10/18/2010

A ENCARNAÇÃO DO VERBO (3)

Postado por Luís Filipe de Azevedo

Continuação...

Outras duas escolas teológicas com suas concepções que se destacam são:


Os Arianos

Como se vê pelo nome, os arianos são discípulos de Ário, presbítero alexandrino que viveu no século III d.C. Geo. P. Fisher, em seu livro “História da Doutrina Cristã”, resume o posicionamento dos arianos a respeito de Cristo:

Os arianos propunham a opinião de que no caso do Cristo preexistente, geração não deve ser diferenciada de criação. Ele é o primeiro dos seres criados, através de quem todas as outras coisas são feitas. Em antecipação da glória que haveria de ter o final, Ele chamado Logos, o Filho, o Unigênito. Pode ser chamado de Deus, apesar de não ser Deus na realidade plena subentendida pelo termo. Ele principiou a ser, não falando estritamente do tempo, mas antes do tempo, já que o tempo principia com a criação; no entanto, Ele principiou a ser a partir do não existente através de um ato momentâneo da vontade de Deus. Antes disto, Ele não era. [i]

É importante frisar que, este posicionamento ariano, vem sendo adotado por muitas pessoas, principalmente os Testemunhas de Jeová.

Seus ensinos talvez sejam mais bem entendidos se listados em oito declarações que se encaixam logicamente:

· A característica fundamental de Deus é a solidão. Ele existe sozinho;

· Dois poderes habitam em Deus: o Verbo e a Sabedoria

· A criação foi levada a efeito por uma substância independente, que Deus criou;

· O Filho não é verdadeiramente Deus;

· O Filho é uma criação perfeita do Pai;

· A alma de Crista foi substituída pelo Logos;

· O Espírito santo é uma terceira substância criada.

O Monarquianismo

Surgiu aproximadamente nos século II e III a.D., com o esforço que alguns estudiosos fizeram, através de discussões, para preservar a herança do monoteísmo judaico concernente a Deus. Esse posicionamento radical contra a idéia de que existia uma trindade divina constituída por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles diziam que defender isso era o mesmo que acreditar num triteísmo, isto é, na existência de três deuses. O monarquinismo foi dividido pelos estudiosos em dois grupos: o “dinâmico” e o “modalista”. Este compreendia o Pai, o Filho e o Espírito Santo como sendo três respectivos modos de manifestações de um único Deus existente, qual se manifestou no inicio como Pai, depois como Filho (humanizando-se) e finalmente como Espírito Santo. Esse grupo, dá origem também à uma corrente teológica que afirma que foi o próprio Deus que morreu na cruz do Calvário, o “patripacionismo”. Já o dinâmico, negava veementemente a divindade de Cristo, dizendo que ele era um homem comum, até o dia do seu batismo, onde recebeu duas bênçãos especiais, a adoção como filho, e o revestimento do “poder” (gr. dynamis, dinâmico).

O monarquianismo, portanto, não conseguiu difundir com muito sucesso suas idéias da divindade, sofrendo resistência da Igreja Antiga, que afirmava não ter base nas Escrituras esses posicionamentos teológicos.

Como podemos ver, essas concepções acerca da natureza de Cristo, se diferem em algumas coisas, mas são basicamente similares. Uma nega que Jesus era Deus, outra que Jesus era homem, há outra que nega que Jesus era plenamente Deus e ainda outra que nega que Jesus era plenamente homem. Porém, todas essas idéias são rejeitadas pelas Escrituras.

Afinal, Jesus é verdadeiro homem, ou verdadeiro Deus, uma pessoa ou duas pessoas? Qual será a concepção correta e bíblica sobre a pessoa de Jesus e sua natureza?

Verdadeiramente, é difícil explicar com exatidão de conteúdo e argumento essa doutrina, mas de uma coisa temos certeza, Jesus Cristo quando viveu aqui na terra era tanto homem como Deus, era homem-Deus e Deus-homem. Para entendermos melhor, estaremos desenvolvendo a natureza da encarnação adiante e pondo em discussão a realidade do Cristo que se esvaziou de sua glória e majestade para se tornar um humano como eu e você, mesmo que sem pecado, haja vista ser esta a natureza humana ideal e perfeita criada por Deus no Édem.

Até mais...



[i] THIESSEN, Henry Clarence, Palestras em Teologia Sistemática, 1987, Editora Batista Regular do Brasil, pág 202.

0 comentários :