3/11/2008

Vida Cristã Além das Aparências - Parte 3

Postado por Luís Filipe de Azevedo


APLICAÇÃO


I. Entre os evangélicos há muitos que professam uma fé promissora, porém sem fruto.


a) As pessoas envolvidas neles superam, em muito, tantas outras - Elas nos impressionam pela conversa, pelos modos. São eloqüentes na conversa, profundos na especulação teológica.


b) Tais pessoas parecem desafiar as estações do ano - A figueira produz os frutos antes das folhas. Certas pessoas parecem muito adiantadas em comparação com as pessoas ao seu redor, mas é só fachada, só aparência.


c) Tais pessoas ultrapassam a regra comum do crescimento - A regra primeiro figo, depois folha. Essas pessoas professam, proclamam o fruto, mas não o possuem.


d) Tais pessoas usualmente atraem a atenção dos outros - Segundo Mc 11.14 Nosso Senhor viu de longe essa árvore. As demais árvores ainda não tinham folha. Essa árvore era a única que estava em destaque. Essas pessoas não têm nenhuma modéstia, tocam trombetas e anunciam frutos que não possuem.


e) Tais pessoas não somente atraem o olhar, como também freqüentemente atraem o convívio de homens bons - Jesus e os discípulos foram até a figueira. Ela os atraiu. Existem pessoas que fascinam outras pela sua super-espiritualidade que alardeiam. Parecem ser piedosos, fervorosos, mas são só folhas.


II. Essas pessoas são alvo da inspeção do Senhor Jesus


a) Ele procurará fruto - Ele perscruta profundamente a nossa vida para ver se tem fruto, alguma fé genuína, algum amor verdadeiro, algum fervor na oração. Se ele não ver frutos não ficará satisfeito.


b) Jesus tem o direito de esperar fruto quando Ele vem procurá-lo - Ele tinha direito de encontrar fruto porque o fruto aparece primeiro, depois as folhas. Aquela árvore estava fazendo propaganda de algo que ela não possuía. Jesus tem encontrado fruto em você? Conforme João 15.8 o Pai é glorificado quando produzimos muito fruto e essa é a prova de que somos discípulos de Jesus.


c) Fruto é o que o Senhor deseja ardentemente - Jesus teve fome. Ele procurava fruto e não folhas. Ele não se satisfaz com folhas. Ele sente necessidade de sermos santos.


d) Quando Jesus se aproxima de uma alma Ele se aproxima com discernimento agudo - Dele não se zomba. A Ele não podemos enganar. Já pensei ser figo aquilo que não passava de folha. Mas Jesus não comete engano. Ele não julga segundo a aparência. Ele vai procurar entre as folhagens para ver se há fruto.


III. O Resultado da vinda de Cristo será terrível para quem fez uma profissão de fé fervente, mas sem fruto que comprove.


a) Onde deveria achar fruto, achou somente folhas - Se eu professo a fé sem a possuir não se trata de uma mentira? Se eu professo arrependimento sem tê-lo não é uma mentira? Se eu participo de ceia, mas estou em pecado e não amo aos meus irmãos não é isso uma mentira? A profissão de fé sem a graça divina é a pompa funerária de uma alma morta.


b) Jesus condenou a árvore infrutífera - Jesus não apenas a amaldiçoou, ela já era uma maldição. Ela não servia para o revigoramento de ninguém.


c) Ele pronunciou a sentença contra ela - A sentença foi fica como está, estéril, sem fruto. Continue sem a graça. Jesus dirá no dia final APARTAI-VOS para aqueles que viveram a vida toda apartados. Continue o imundo sendo imundo.


Conclusão


Podemos fazer um paralelo prático para compreender por que Jesus amaldiçoou a figueira. João 15.1-5 registra as seguintes palavras de Jesus:“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.


Quem está em Cristo dá muito fruto! E você, tem dado fruto?

0 comentários :