6/01/2007

Adão, onde estás?

Postado por Luís Filipe de Azevedo

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e dissel-lhe: Onde estás?
Gênesis 3.8-9


Adão e Eva no Jardim do Édem interromperam a comunhão com Deus, e então fugiram de Sua presença enquanto Este passeava no jardim quando soprava o vento suave da tarde. O pecado sempre manda embora a pureza do coração e arrebata para longe o gozo da comunhão com Deus. O pecado nos faz morrer espiritualmente, o que cumpre, imediatamente num sentido mais profundo, a conseqüência de saborear o fruto proibido.

O fruto proibido trouxe como fruto a vergonha. Mas Deus confronta o homem pecador indo ao seu encontro. O som de Seus passos pelo jardim assombra a alma pecadora, e depois Sua voz faz estremecer o coração e desnudar, vergonhosamente, os representantes da raça como fracassados diante de um desafio que podiam suportar. O esconderijo seria o melhor lugar? Fugir poderia concertar? A face (presença) de Deus, de qualquer jeito, não haveriam de encarar? Adão, onde você está?

A primeira palavra de Deus ao homem caído, demonstrando os sinais da graça, é uma pergunta, visto que para ajudá-lo precisa atraí-lo, e para atraí-lo, em vez de arrancá-lo do esconderijo, basta somente perguntá-lo: “Onde estás?”. Somente uma voz penetra aquilo que encobrimos, aquilo que tentamos esconder dos outros, aquilo que nos aperta no peito, os pecados habituais deliberados. Compare este “Onde...?” dirigido a Adão, com o inquisitivo “Por que...?” dirigido a Saulo de Tarso no caminho de Damasco (At 9.4), com o “Qual...?” dirigido à legião de demônios em Gadara (Mc 5.9), e ainda com as três interrogações feitas a Caim (Gn 4.6, 9, 10), e perceba que o principal método de Deus tratar o pecador é interrogando-o. Com Sua voz doce, Deus penetra o íntimo do ser humano e desvenda os mistérios escondidos em sua alma.

Adão, onde estás? Em outras palavras, “em que lugar você se encontra Adão?” Peço licença para responder. Adão está num terreno que não lhe era permitido; tinha acabado de invadir a única área da criação fora de seu domínio; encontrava-se num lugar sem inocência, sem santidade, sem a essência espontânea e natural do bem e do belo, longe do perfeito relacionamento com o Pai. Está no esconderejo da primeira mentira, da primeira maldade, do primeiro gole; na caverna da primeira droga, do primeiro adultério, da primeira desconfiança, do primeiro furto, enfim, está com os pés descendo o primeiro degrau da escada do inferno da ausência de Deus.

Entretanto, Deus está vindo, vem passeando pelo jardim, ouvem-se os Seus passos, vem na direção do homem, ouve-se Sua voz, vem para fazer uma pergunta: Adão, onde estás? Vem para perguntar o que está havendo; o que aconteceu; vem para dizer: Eu estou aqui, vim te ver, vim te buscar para passear comigo no jardim. Eu e você.

A pergunta do Deus Onisciente revela a sua maravilhosa graça! Adão, onde estás?

0 comentários :