10/29/2011

31 DE OUTUBRO, "VIVA A REFORMA" - uma síntese da teologia reformada

Postado por Luís Filipe de Azevedo


No dia 31 de outubro comemora-se o dia da Reforma Protestante.

Os reformados entendem ser herdeiros de uma teologia que passa por Paulo, Agostinho, Lutero, Calvino e Westminster, entre outros. A teologia reformada é em primeiro lugar a teologia da reforma, sintetizada nos cinco princípios cardeais defendidos pelos reformadores magisteriais:

- Sola Scriptura
- Solo Christo

- Sola gratia

- Sola fide

- Sacerdócio universal dos fiéis

A ênfase central da fé reformada está na teologia propriamente dita, a doutrina de Deus, acentuando a plena soberania de Deus em todas as coisas – na criação, na providência e acima de tudo na redenção. B.B. Warfield e C. Van Til referem-se a isso como uma atitude religiosa específica que se expressa numa profunda apreensão de Deus em sua majestade. Essa ênfase pode ser vista de maneira admirável nos escritos de Jonathan Edwards. O tema central da sua teologia é a celebração da majestade, graça e glória de Deus.

Alguns textos bíblicos:

 Jó 42.2: "Bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado."

Sl 90.2: "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus."

Is 46.9-10: "Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antigüidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade."

Rm 11.36: "Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém."

Dessa convicção primordial, decorre todo o arcabouço da teologia reformada, a começar da sua antropologia. Diante de um Deus tão grandioso e santo, o ser humano só pode ter uma profunda consciência da sua própria pecaminosidade e total dependência em relação ao Deus triúno e soberano. Daí também decorre a soteriologia, expressa pelo Sínodo de Dort nos chamados "cinco pontos do calvinismo":

- Depravação total

- Eleição incondicional

- Expiação limitada

- Graça irresistível (vocação eficaz)

- Perseverança dos santos


Um abraço,

Pr. Filipe.

0 comentários :